Construção do troço final da Variante à EN14, entre a Interface Rodoferroviária da Trofa e Santana

Investimentos
Rodovia
  • Assinatura do contrato para a construção do troço final da Variante à EN14: foto 4
  • Assinatura do contrato para a construção do troço final da Variante à EN14: foto 3
  • Assinatura do contrato para a construção do troço final da Variante à EN14: foto 1
  • Assinatura do contrato para a construção do troço final da Variante à EN14: foto 2
  • Assinatura do contrato para a construção do troço final da Variante à EN14: foto 5

Obra inclui a construção de uma nova Ponte sobre o Rio Ave.

A Infraestruturas de Portugal consignou hoje, dia 8 de janeiro, a obra de construção do lanço entre a Interface Rodoferroviária da Trofa e Santana, que constituí o último troço da nova Variante à EN14.

Num investimento de 12.550.000.00 euros, a empreitada envolve a construção de uma nova Ponte sobre o Rio Ave.

O troço a construir terá uma extensão de 2,4 quilómetros, completando a nova Variante à EN14 que irá eliminar os atuais constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à Estação de caminho-de-ferro, e diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes. 

A obra prevê ainda a criação de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e de um conjunto de restabelecimentos desnivelados que vão assegurar a ligação à rede viária local.

A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de 1 km a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14.

Este investimento é desenvolvido no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia.

Miguel Cruz, Presidente da IP, destaca a capacidade de execução da empresa  dos projetos definidos no PRR “Até ao final do ano de 2023, a IP cumpriu com sucesso os 10 marcos definidos no PRR para investimentos rodoviários, no que respeita às componentes Missing Links e Aumento de Capacidade; Ligações Transfronteiriças e Acolhimento de Áreas Empresariais, correspondendo a 53% do total de objetivos a cumprir até ao final do Plano. Mas o trabalho continua, temos mais metas e marcos para cumprir, investimento por executar, e esta assinatura de contrato é mais um passo para continuarmos o trabalho, sendo que este já é, no ano de 2024, o segundo contrato assinado no âmbito do PRR.”


Variante à EN14


As intervenções no corredor da EN14, entre Maia e Vila Nova de Famalicão, visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual Estrada Nacional.

Dadas as especificidades das zonas atravessadas, a construção da nova estrada variante à EN14 está a ser concretizada de forma faseada, em três lanços principais: “Maia/Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa/Vila Nova de Famalicão”.

Este investimento irá contribuir para:

  • Aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28);
  • Potenciar a Zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões;
  • Melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

 


    Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)


    O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como principais objetivos reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.

    A Infraestruturas de Portugal está a concretizar os investimentos definidos na Componente Infraestruturas para assegurar um território mais competitivo e mais coeso, e que integra três vertentes:

    • Construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing” links) e Aumento capacidade da Rede;
    • Reforço das Ligações rodoviárias transfronteiriças;
    • Melhoria das acessibilidades rodoviárias às Áreas de Acolhimento Empresarial.

    A IP está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada. Atualmente registamos já 20 obras lançadas no âmbito do PRR. Destas, 9 estão em fase de contratação, uma está já concluída, a empreitada de construção da Ligação rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso), e dez encontram-se em execução no terreno, a saber:

    E concluída: 

    Recentemente foi estabelecido com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal um novo contrato de financiamento tendo como objetivo a realização de um investimento designado “Digitalização do Transporte Ferroviário”. A assinatura de um novo contrato de financiamento, visando agora o investimento na área ferroviária, é demonstrativo da confiança da Estrutura de Missão na capacidade da IP na execução dos projetos PRR.

    PRR